top of page

Aromaterapia em SPAS - Parte I

Ao falar de Aromaterapia é antes preciso entender o sistema olfativo, um de nossos sentidos mais importantes para a nossa qualidade de vida, o olfato. Um único odor pode desencadear diferentes memórias da infância ou de momentos emocionais positivos ou negativos, mais tarde na vida. E isto deve ser considerado, ao utilizarmos aromas em cabines de terapias. Quando achamos um alimento gostoso é principalmente devido à ativação do sistema olfativo.

Pesquisas para desvendar os mistérios do sentido do olfato renderam aos cientistas americanos, Richard Axel e Linda B. Buck, o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por suas descobertas dos "receptores olfativos e organização do sistema olfativo”, um trabalho pioneiro, na área de olfato, cheiros e aromas. Até Axel e Buck realizarem seus estudos, o olfato era um mistério. Na década de 90, o olfato era um dos sentidos mais desconhecidos e as pesquisas se concentravam principalmente na análise da audição e da visão, dois sistemas sensoriais aparentemente mais vitais.

Os dois cientistas revolucionaram este campo de pesquisa ao serem os primeiros a usar a metodologia molecular para determinar o funcionamento deste sentido. Eles descobriram a existência de cerca de mil genes que atuam como receptores olfativos, capazes de reconhecer e memorizar as cerca de dez mil substâncias aromáticas conhecidas. Assim, cada célula olfativa é especializada em identificar um número determinado de odores, enviando o sinal ao cérebro através de impulsos elétricos.

Perder o olfato é uma deficiência significativa. Não mais se pode perceber diferentes qualidades de comida e nem detectar sinais de alerta como por exemplo a fumaça de um incêndio, ou ainda, usufruir deste sentido nos aromas e suas nuances, que desenvolvem sensações de prazer, relaxamento, alegria e bem-estar, proporcionados pela Aromaterapia. O aroma é a essência cheirosa extraída de vários vegetais; terapia é tratamento, os cuidados, a Aromoterapia é a arte e a ciência de usar essências e óleos de plantas em tratamentos, onde os óleos essenciais exercem uma influência sutil na mente e no corpo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page