top of page

Cosmetologia em SPA's - (Diferentes tipos de ativos) - Indicação de alguns óleos e essências e

– Estresse/depressão: são indicados os óleos em essência de lavanda, maçã, limão, gerânio, sândalo, sálvia, patchouli, rosa, ylang ylang. Estas essências são manipuladas em cremes, loções, gotas em banhos ou compressas de emplastros de amidos ou argilas. – Insônia: indicados os óleos de maçã, lavanda, sândalo, gerânio, camomila, calêndula, utilizados em loções faciais, em compressas para olhos com água, massagens suaves faciais e capilares. – Dores de cabeça e cervicalgias: essências e óleos recomendados são maçã, rosa, rosmarim, menta, lavanda, melissa, utilizadas em cremes e óleos de massagens, banhos, inalações, com pomadas tópicas de arnica, para serem massageados o pescoço e ombros. – Sistema respiratório, resfriados, sinusites: essências e óleos de lavanda, eucalipto, menta, limão, cipreste, utilizados em banhos, inalações de vapor, massagens faciais e pescoço, parte frontal, garganta e peito, podendo ser adicionados na vaporização do ambiente, para quem está espirrando e passando germens e outros micro-organismos.


Os óleos essenciais são utilizados, quando diluídos, para massagear; ou em poucas gotas, para perfumar ambientes, e para tal são utilizados através da difusão aromática, proporcionada pelo calor, através do uso de ­porta-óleos, lâmpadas, acessórios elétricos colocados em tomadas, dentre outras técnicas. Eles podem ter uma gama muito grande de aplicações e ações como as energéticas e limpadoras, purificando, eliminando cargas negativas; ou afrodisíacas, estimulando a sensualidade e a sexualidade. Os óleos podem também ser harmonizadores e equilibradores de ambientes, estabilizando tensões negativas, aumentando o otimismo, incrementando a força psíquica, como o chamado sexto sentido, o terceiro olho, ou, ainda, a clarividência, podendo atrair seres angélicos e boa sorte. Alguns óleos são altamente magnéticos, utilizados para desmagnetizar ambientes poluídos por energias negativas, como, também para atrair amor, êxito comercial, abundância, atraindo felicidade, afastando pensamentos negativos. O óleo de benjoim, por exemplo, é utilizado para limpar e purificar uma casa, espaços de influências negativas, trazendo paz e harmonia para o lugar. Pode-se utilizar algumas gotas de óleo de benjoim na água que se vai utilizar para lavar um espaço ou utensílios sagrados de um trabalho energético.


Quando se mescla óleo de benjoim com calêndula busca-se potencia­lizar e manter a constante serenidade no local e, se ainda misturarmos essência de canela, vamos atrair boa sorte em especial para trabalho e ­negó­cios. As essências em óleos também são utilizadas para purificar altares e antes de entrar em um processo de meditação. Já a famosa dobradinha “cravo e canela” traz alegria, contentamento com muita sorte. E esta proposta e clima têm tudo a ver com as atividades de um SPA. É necessário lembrar que nunca se utilizam óleos (essências) puros em massagens e outras terapias. Eles devem ser sempre diluídos em bases oleosas, como em óleo de semente de uva, macadâmia, gergelim, girassol, oliva, entre outros. Dependendo de como forem utilizados, podem ser dissolvidos em leite de cabra, com boa estabilidade e biofísicocompatibilidade, pois existem preparações em cosmetologia, de aspecto leitoso, geralmente resultantes de duas composições líquidas imiscíveis, como por exemplo, um líquido aquoso e um líquido oleoso. Existem emulsões água em óleo e emulsões óleo em água, e a estabili­da­de física é proporcionada por tensoativos, que são os agentes emulsionan­tes. É a viscosidade que determinará ser em forma de leite, em loção ou creme. Estes últimos são preparações constituídas por um ou mais corpos gordurosos, emulsionados em água com 30% a 60% ou mais. Modernamen­te, a tendência é dos cremes terem um toque seco, através de substâncias emulsionantes especiais que não deixam resíduo na pele (como eram antigamente os cremes com muita carga). Aos cremes são adicionados ativos cosméticos ou fármacos diversos, conforme a indicação a que se destinam. Nas pomadas, com a preparação de unguentos de uso tópico constituído por corpos gordurosos, que têm o objetivo de oclusão, aderência e permanência por mais tempo na pele, geralmente para veicular ativos fármacos, muito utilizados em SPAs, nas massagens para dores localizadas com extrato de arnica, calêndula, menta e hortelã. Adota-se, como técnica de manipulação de fórmulas, várias propostas de tratamentos, como, por exemplo, para manchas, rugas, sulcos e flacidez, num mesmo cosmético, e também em cosméticos rejuvenescedores, com vários ativos específicos para estimular e ­regenerar.


Com o advento dos meios eletrônicos de comunicação, as pessoas estão muito bem informadas. Sabem tudo sobre terapias, princípios ativos e efeitos colaterais. Perguntam muito e são mais exigentes, levando os SPAs a estarem mais atentos às tendências de mercado e ao que leva um consumidor a escolher este ou aquele produto. O produto deve ser eficaz, multifuncional, de preço competitivo e que pertença a uma linha de tratamento (sem muitos itens, pois a maioria não gosta de muitos produtos de uso home care). São observados, no momento da compra, textura, perfume, embalagem, espalhabilidade, solubilidade e validade. Como estudiosa do tema de permeação cutânea, fico cada dia mais fascinada com os “ativos naturais lipossomados”. Há alguns anos, eu era uma palestrante que decepcionava muitas empresas de cosméticos, quando afirma­va que um ativo, por mais específico que fosse, não passava pela barreira de Blanck, ou seja, não atingia seu objetivo, que seria atuar nas camadas mais profundas. Este quadro mudou, e atualmente existem empresas com muitos estudos e pesquisas na área de “nanotecnologia”, e hoje trabalho com muitos cosméticos. Por isso, com segurança indico para terapias corporais séruns para eletroporação, cremes de massagens lipossomados, géis com ativos naturais – que serão permeados através dos tecidos, indo atuar inclusive dentro das células, passando pelos canais de aquaporinas e proteicos – e máscaras de ar­gilas diluídas em loções colocadas sobre séruns com ativos específicos nanosferados.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page