Tendências de SPA's por classificação temática: SPA Urbano



Os SPAs urbanos localizam-se em cidades onde são ­desenvolvidas atividades culturais, estudantis, industriais e financeiras. Situam-se em grandes avenidas, shoppings, clubes, hotéis de executivos, clínicas e espa­ços sofisticados e é principalmente junto a centros empresariais que os SPAs urbanos conquistam mais espaço, já que o público que trabalha em grandes empresas e corporações não tem tempo disponível ou não pode afastar-se da cidade. O SPA urbano oferece a essas pessoas a possibilidade de relaxamento, atenção à saúde e bem-estar e proporcionam um clima de encontro com a natureza, em locais preparados e decorados, sem que preci­sem deixar a cidade ou afastar-se do local de trabalho. É possível até mesmo tratar uma dor, lesão ou problema de pele sem despender muito tempo e sem precisar deslocar-se para lugares distantes. Em resumo, é a beleza, o bem-estar e o relaxamento bem perto de casa ou do trabalho.

Como se vê, não cabem mais desculpas como: “Eu não tenho um dia e muito menos uma semana para sair da cidade e ir a um SPA para me cuidar e relaxar...” Para esta nova clientela, seja morador da cidade ou quem está de passagem, as oportunidades agora existem e, o que é melhor, não há baixa temporada nos SPAs Urbanos, todo dia pode ser o dia de frequentar o SPA. Mesmo sendo um mercado em expansão, os SPAs urbanos devem investir em propaganda e promoções para atrair clientes e tornarem-se conhecidos, buscando assim a consolidação dessa nova proposta. Nunca é demais lembrar que a melhor publicidade é o “boca a boca” dos clientes satisfeitos, ou seja, aqueles que indicam o SPA para pessoas de suas relações porque ficaram satisfeitos com os serviços. Nesse tipo de empresa, é primordial investir em uma clientela fiel, que retorne e principalmente divulgue o SPA. Quanto aos resultados, o faturamento dependerá da frequência de uma boa quantidade de clientes que sejam assíduos e recomendem a empresa. Vale salientar que além dos investimentos todos em estrutura e atendimento, hoje em dia é fundamental que sejam levadas em conta a facilidade de acesso, a localização adequada, o espaço para ­estacionamento, a segurança e a comodidade. Portando, antes de instalar um espaço de SPA urbano, deve-se realizar um estudo da vizinhança, de acessibilidade, conside­rar o fator segurança, a praticidade e se possível, a visibilidade do local, já que é muito importante “estar na vitrine”, chamando a atenção e despertando a curiosidade dos que transitam na região.

Como prestadora de serviços de assessoria em montagem de SPAs, sugiro que se iniciem os contatos com o cliente quando existe apenas a intenção de montar o empreendimento, sem ter ainda o local definido para desenvolver os serviços que irá oferecer. Sugiro, ainda, iniciar por uma pesquisa de mercado, buscando conhecer as expectativas e as reais necessi­dades e como o empreendimento seria recebido pelo público que circula pela área de abrangência. As chances de sucesso são maiores quando o empreendimento é locali­zado em grandes avenidas, que servem de passagem para vários bairros, de preferência para os mais nobres da cidade. Mas é importante ressaltar que entre as melhores opções de locais para instalar um SPA urbano estão os shoppings centers, centros comerciais ou clínicas, em prédios e mansões com construção tradicional e bem localizados, ou ainda dentro de grandes hotéis, em simpáticas pousadas, locais com acesso fácil e seguro.

Vale lembrar que os serviços básicos de salão de beleza são os que mais atraem o público, seguidos de tratamentos faciais e corporais e ­massagens relaxantes. Sendo assim, uma estratégia de marketing é oferecer o Day SPA (de 4 a 8 horas no mesmo dia) ou o Half Day SPA, (de 1 a 3 horas no mesmo dia) onde a pessoa passa o dia, ou parte dele, fazendo tratamentos de beleza que tem o hábito de fazer semanalmente, aliados a terapias de bem-estar, saúde e relaxamento.

A forma de apresentação desde a recepção até os ambientes de ­serviços devem revelar um clima agradável, que desperte emoções, que remeta o cliente a sensações de paz, relaxamento e equilíbrio, pois os SPAs, mesmo localizados em centros urbanos, podem e devem ter ambientes que ofereçam terapias diferenciadas, exotéricas e místicas, com espaços impecavelmente decorados e energeticamente trabalhados, utilizando, por exemplo, técnicas de Feng Shui.

Através da decoração pode-se trazer outros locais para dentro do SPA, com estilos que passem o clima de praia, ilha, floresta ou montanha. Isso é possível com a colocação de jardins com quedas d’água, sons de pássaros, pisos naturais, propiciando inclusive o conforto e a liberdade de retirar os calçados e pisar na grama. Tudo isso e muito mais se torna possível através da criatividade e da imaginação. O foco, ao se pensar e criar esses espaços, é trazer a sensação de bem-estar, fazendo com que os clientes se sintam em férias sem terem saído da cidade, em um local onde cada espaço tem a sua cor, seu aroma, belas imagens e um toque especial que o caracterize.

Agregar, junto ao quadro de prestadores de serviço do SPA, ­profissionais especialistas em homeopatia, acupuntura, quiropraxia, odontologia ­estética, Reiki, floral, massoterapia, entre outros, agrega valor ao empreendimento, pois quanto maior for o número de ofertas e opções de serviços em um só local, maiores as possibilidades de circulação de público. Cuidados com a mente corpo e espírito fazem parte do menu de pro­tocolos de um SPA, mas fazem muito sucesso e cada vez atraem mais público, os programas de redução de medidas e tratamentos de emagrecimen­to e reeducação alimentar. Esses serviços são procurados por pessoas que precisam perder peso para realizar cirurgia de redução de estômago ou plástica, ou pessoas que sofrem de depressão, estresse, baixa autoestima, devendo os atendimentos serem supervisionados por médicos endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e ainda um personal trainer, que se responsabilizará pelo programa de atividades físicas.

Outra boa opção é agregar os serviços de lanche, restaurante ou fornecimento de dietas em porções ou pacotes de congelados de baixa caloria ou de alimentos naturais, a fim de facilitar a vida do cliente que está em tratamento de reeducação alimentar ou dieta para emagrecimento.

Para ilustrar a proposta de SPA urbano, apresentamos o L’Espace Bien-Être, localizado bem no coração de Paris: L’Espace Bien-Être: luz, requinte, cultura, moda, beleza e… relaxamento? Parece impossível, mas mesmo no centro da Cidade Luz, Paris, em frente ao charmoso Jardim de Tuileries, perto do Museu do Louvre e dos Champs Elyses, existe um espaço de 350 m² dedicado ao bem-estar, com o apropriado nome L’Espace de Bien-Être. Situado no mezanino do ­luxuoso Hotel Meurice, o SPA e centro de fitness tem vista para um belíssimo jardim, que já provoca desde o primeiro instante os efeitos benéficos em quem procura o espaço. A oferta de tratamentos e terapias é variadíssima, incluindo vinoterapia, com massagistas formadas no Les Sources de Caudalie, o primeiro SPA a experimentar essa modalidade de terapia.

Percebe-se que os tratamentos oferecidos em SPAs urbanos ­geralmente estão associados a características do local em que se situam: localizados em cidades-glamour oferecem terapias com requinte e luxo, técnicas de ­luzes, cromo-aromo, gemas preciosas; em cidades campestres são oferecidas técni­cas mais ecológicas em contato com a natureza; nas cidades executivas, as opções são por técnicas que propiciem bem-estar e relaxamento; em ­cidades turísticas de serra e de mar, oferecem técnicas com geoterapia, água, cachoei­ras, thermais, thalassoterapia); nas cidades históricas, a opção é aliar as ­tera­pias a rituais do local, associando técnicas às características históricas do local.

O SPA urbano pode também ser um espaço de beleza e se tornar frequentado pelos moradores do entorno, atraídos por tratamentos e proce­di­mentos de beleza e estética, que já são utilizados no dia a dia dessas pessoas, como por exemplo: - tratamentos capilares: corte de cabelo feminino, masculino e ­infantil; colorimetria: coloração dos fios, retoque de raiz, luzes e mechas; e terapias capilares contra a queda de cabelos e reestruturação de fios e pontas; - gentleman treatment: voltado para o público masculino, com serviços de barba, hidratação da pele e massagem cervical relaxante; - serviços de maquiagem do cotidiano e para festas; - manicura e pedicura; - podologia: com especialistas para o tratamento e conforto dos pés; - depilação.

Enfim, esse tipo de SPA deve oferecer todos os serviços que um ­cliente muito ocupado no seu cotidiano possa permitir-se usufruir, por ter ­acesso a vários procedimentos num um mesmo local, onde ainda pode ser interessante agregar terapias de desintoxicação com sauna; técnicas de alinhamento da coluna (quiropraxia), massagens relaxantes com Reiki e bioenergia, para quem busca melhoria na qualidade de vida, unindo técni­cas da medicina tradicional e oriental aos espaços mais ocidentais, destacan­do sempre a busca de harmonia e equilíbrio. Enfim, um local onde os spazianos urbanos permitam-se desfrutar de um pouco da energia das terapias indianas, como por exemplo, a massagem ayurvédica, sem sair da metrópole. A ideia é ter tudo e um pouco mais em um só local, com ganho de tempo e segurança, sem o incômodo de deslocamentos e de estacionamentos.

Há também os SPAs que abrigam centros de geriatria e gerontologia e que vêm atraindo esse segmento tão rico que são as pessoas da “melhor idade”. São espaços para encontros que permitem a este perfil de cliente chegar ao SPA pela manhã e voltar para sua residência à noite. Quando instalados num SPA urbano, esses centros podem oferecer serviços de nutrição, com dietas e alimentação equilibradas, técnicas para redução do estresse, da solidão, do sedentarismo, e tratar traumas emocionais próprios do envelhecimento, longe da poluição ambiental e das interferências da poluição sonora dos grandes centros urbanos.


*TRECHO RETIRADO DO LIVRO DE LIGIA DA LUZ POSSER: SPA'S - ALQUIMIA DE UMA JORNADA

Link para saber mais: http://bit.ly/spasalquimia



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square