top of page

Tendências de SPA's por classificação temática: SPA Gourmet



No dicionário, a definição de gourmet vai desde “quem conhece e aprecia bons pratos e bons vinhos,” até “pessoas especializadas em alimentos requintados, tanto para confeccioná-los como para apreciá-los”. A vida moderna, as correrias e os fast-foods afastaram as pessoas do hábito da boa mesa. Apreciar pratos requintados e bem preparados e, principalmente, consumi-los e degustá-los sem pressa, avaliando a qualidade e a diferença de cada sabor ou tempero são atitudes que fazem parte do passado.

Comer é uma arte e como toda arte pede para ser apreciada, exigindo que artistas e apreciadores usufruam, sintam e, por que não, degustem com calma. Felizmente, em meio ao caos da vida moderna, vem sendo recupe­rada uma especial valorização do alimentar-se, do comer e mastigar de maneira correta e saudável. Junto a isso, surge uma nova tendência: homens na cozinha e mulheres empresárias tendo como hobby ou como atividade empresarial a criação de receitas especiais. As intermináveis reuniões de negó­cios estão tendo como complemento relaxante uma esticadinha na cozinha.

Como o ato de cozinhar, o ato de alimentar-se está subindo na escala de valores de uma classe executiva que valoriza a boa mesa e exige requinte, classe e prazer. É cada vez mais comum ouvirem-se diálogos do tipo: “Meu marido, modéstia à parte, é um excelente gourmet”. “Ele sabe cozinhar?” “Não, mas é um apreciador da boa mesa”. Com esta nova tendência, por que não unir duas forças tops do momento? Surgiram daí os SPAs gourmets, sobre os quais vamos discorrer um pouco mais mostrando com detalhes esta nova modalidade com inclinações saborosas e que, com certeza veio para ficar.

O momento é propício, pois a psicodisposição postural está favorável. Então, só nos resta aceitar o convite de um SPA gourmet e desfrutar de tudo que este novo espaço tem a oferecer. Para começar, vamos degustar um menu especialmente preparado por um chef para este momento, com uma carta de vinhos, licores e sucos que nos transformarão de apreciadores em experts no assunto. Mas, por falar em menus, quantas vezes vocês já ouviram esta denominação para descrever um programa como um conjunto de serviços e atividades de um SPA? Soa familiar? É claro, um SPA pode oferecer um menu de delícias que as pessoas vão usufruir, sentirem-se alimentadas e satisfeitas de corpo e alma.

Tema de pesquisa, para quem quiser aprofundar-se no assunto: - Gourmet diet/light; - Gourmet orgânico / vegetariano; - De gourmet para gourmet; - Gourmet banquetes; - Gourmet gastronomia internacional; - Gourmet: alimentos para corpo, mente e alma.


Vamos nos deter um pouco em uma das ideias acima sugeridas: Gourmet banquete. A terminologia banquete tem como significado, segundo o dicionário, “refeição pomposa onde se pode deliciar e comer bem e com todos os prazeres, que a boa culinária oferece”. Usando-se o mesmo sentido para os SPAs gourmets, pode-se desenvolver a programação tendo em seu menu a oferta de terapias como verdadeiros banquetes de delícias e prazeres que levam à plenitude. Pode-se, como protocolo, utilizar a seguinte terminologia ou sequencia para descrever os passos do programa “Banquete/SPA”: entrada, prato principal, sobremesa, chás e licores.

Essa sequência, usada simbolicamente, pode ser transmutada para os seguintes significados: a entrada é a recepção no SPA, com relaxamento dos pés e quick-massagem para soltar contraturas cervicais e ombros; o prato principal pode ser uma massagem com pedras semipreciosas e óleos indianos; como sobremesa pode-se servir um delicioso banho relaxante com hidrocromoterapia acompanhado de a uma taça de espumante com trufas e bombons finos. E encerrando os serviços, com o spaziano já ­vestido e relaxado, recostado em chaises-longue, voltadas para janelas envidraçadas, descortinando uma natureza exuberante, a sugestão é servir chás ou licores.

Dentro desses SPAs, existe um antigo segmento que pode ser reativado e melhor explorado, que são os cosméticos com produtos dentro de uma Linha Gourmet, com cremes, loções, esfoliantes, máscaras, óleos essenciais com cores, ativos e essências extraídos de produtos comestíveis. Alguns exemplos são emulsões de morango, máscaras de caviar, cosméticos rejuvenescedores com ômega 3 extraídos de frutos do mar, máscaras de papaia ou pepino, os neuropeptídeos e, também, a recente busca por cosméticos estimulantes à base do ADN (extraído da maçã). Ainda dentro dessa linha, são oferecidos os banhos com vinho, cacau, chocolate, óleo de oliva, frutos do mar (peixes, algas, sais, corais, conchas, ômega 3 e 6).

O que um SPA Goumert pode oferecer: Muitas são as pessoas que procuram SPAs para reduzir medidas e emagrecer. Portanto, fará diferença um SPA gourmet que ofereça condições para a reeducação alimentar, mas que ao mesmo tempo seja algo que possa ser feito com prazer, saboreando alimentos diet/light preparados por especialistas na elaboração desse tipo de refeição. Seguindo essa linha, já existem ótimos SPAs exclusivos para redução de peso e medidas com a saúde e a beleza como foco, com excelentes espaços de restaurantes e cantina, planejados e especializadas para bem atender este público, mas talvez falte ainda agregar alguns detalhes para oferecer o diferencial. Em conversas informais e entrevistas com pessoas da área de gastronomia (chefs), eles revelaram realmente acreditar que os legítimos SPAs gourmet dificilmente são procurados para redução de peso, controle e ree­ducação alimentar. Eles veem essa modalidade de SPA mais como uma possibilidade de oferecer um espaço onde as pessoas possam ter contato com diversas opções de gastronomia e receitas de sabor indescritível, sem preocupação com medidas e calorias. Nesse caso, a proposta seria servir aos spazianos pratos em grande estilo, considerando desde os detalhes de montagem de uma linda mesa, com belas toalhas, talheres, cristais, decora­ção requintada, unindo o prazer da boa mesa às relaxantes e igualmente deliciosas terapias de massagens e cuidados de um SPA. Os cinco sentidos – gustação, olfato, tato, audição e visão – são, nessa proposta, fortemente ativados e trabalhados, transcendendo para esferas superiores da alma, com sentimentos de alegria, contentamento, prazer e plenitude.

Quando a busca por wellness alia-se à proposta de incrementar saúde e vitalidade faz-se necessário que os terapeutas e profissionais do SPA, frente a este verdadeiro festival de gastronomia, realizem entrevistas com os spazianos, orientando-os sobre a relação entre a alimentação e a saúde. É um trabalho que deve ser conjugado com avaliação da composição corpo­ral, orientações sobre um plano alimentar personalizado, sendo opcional o acompanhamento de nutricionistas. Seriam esses os passos básicos necessários para transformar o spaziano num expert na arte de comer e na escolha de pratos e ingredientes, objetivando, em última instância, uma combinação saudável e correta. A orientação fundamental é que a pessoa procure comer de tudo um pouco sem abrir mão do prazer, buscando os sabores de sua preferência como primeira opção no cardápio. Sob essa ótica, os SPAs gourmet chegam trazendo uma nova tendência ao mercado do turismo, em hotéis, pousadas ou espaços urbanos, associando a boa mesa aos serviços de massagem, de relaxamento e toda uma gama de terapias que um SPA pode oferecer.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page