top of page

Reiki e outras similares em SPA's


Os físicos descobriram que o eletromagnetismo das mãos com a inten­ção mental, na projeção de cores, uma massagem com energia amorosa, modificam os campos energéticos áuricos, daí a importância do terapeuta no toque, na sua energia vibracional, e do ambiente das cabines de ­terapias. Aumenta a tendência da sociedade em busca de novas formas para equilibrar o corpo, a mente e o espírito. Surgem no mercado ofertas de espaços em um novo segmento, a rede de hotelaria holística, SPAs com terapias alternativas, que oferecem atividades como saunas, banhos, yoga, meditação, massagens e alimentação natural, visando atender a essa demanda.

Ser terapeuta holístico significa ter uma preparação especial, uma mente aberta, para analisar e entender o ser humano em sua totalidade, corpo, mente e espírito, onde os grandes mestres da humanidade, de todas as civilizações, têm deixado como legado técnicas muito precisas para o tratamento de afecções, muitas delas somatizadas, que o ser humano padece. A palavra holística vem do grego holos, que significa “completo”. A tarefa do terapeuta holístico é, mediante a observação durante o primeiro encontro ou consulta, descobrir, identificar e solucionar conflitos e problemas que afetam a pessoa, e levá-los a um estado de harmonia, equilíbrio e saúde. O correto diagnóstico holístico é uma condição importante para uma cura completa.

Hoje os SPAs holísticos já possuem salas especialmente preparadas e energizadas para as entrevistas preliminares, onde o escutar atentamente histórias de vida e observar sintomas para o terapeuta é o mais importante, para que, ao final, estabeleça junto com a pessoa o plano de terapia que vai ser adotada. Há centenas de anos vimos repetindo a máxima de Aristóteles, “Mente sã em corpo são”, mas pouco se tem dado atenção em como dar condições de formar esta mente sã. Que instrumentos têm sido utilizados no aprendizado do bem viver e ser feliz.

Numa terapia integral, devemos considerar que o Corpo compreende todos os órgãos e sistemas que o compõem. Para esta área ser bem cuidada, recomendamos nos SPAs, tratamentos naturais com base em plantas, água, reflexologia, massagens, magnetoterapia, atividades físicas, respiração, alimentação natural, enfim, tudo que possa melhorar a saúde do corpo.

Já a Mente contém todas as emoções, atitudes e caráter. Sabemos que muitas afecções se originam na mente por estresse, angústias, medos, fobias, tristezas, preocupações, frustrações. E estes estados de ânimo fazem com que a mente não reaja de forma correta, provocando somatizações no corpo, alterando o funcionamento de todos os sistemas, surgindo dores, inflamações, surgindo as famosas cervicalgias, com rigidez de pescoço. São pessoas mentalmente estressadas, doentes, que buscam, após todas as tentativas com medicamentos e tratamentos, as terapias mais naturais, as ditas “alternativas”, onde são muito bem-vindas as terapias bioenergéticas.

O Espírito é a energia biomagnética invisível a olho nu. Até pouco tempo, difícil de ser aceita, mas que felizmente, graças aos avanços da tecnologia científica, já se pode detectar com dispositivos eletrônicos, e que através da física quântica os mais céticos ainda reagem, mas nada mais contestam. Por isso, hoje são procurados os terapeutas que trabalham com os centros vitais de energia chamados de chakras, abrindo e retirando os lixos acumulados por medos, raivas e doenças, e preenchendo-os de energias positivas, luz e cores, sobre todos os átomos do corpo etérico, desbloqueando todos os canais por onde flui a energia vital “Ki”. E, dessa forma, equilibra e harmoniza todos os corpos, e todas as suas moléculas passam a vibrar em polaridades balanceadas e harmônicas.

Os terapeutas, através de várias técnicas, sendo a das mãos e do toque a mais adotada e utilizada, têm o poder de ser um canal de equilíbrio e cura. Tocar alguém com carinho e respeito já é o suficiente para abrir possibilidades de entrega e cura, ou, no mínimo, conforto e alívio.

As mãos são extensões energéticas dos impulsos do chakra cardíaco. Onde nossa mão encosta, nosso coração está tocando. Independente do nome que se dê, os processos de canalização energética, por imposição das mãos, intensão, visualização, geralmente são processos e vivências benéficas, onde o Reiki, com passes magnéticos, a imposição de mãos, a quelação e tantos outros, estão nessa mesma linha de projeção de energias.

Muitas pessoas chegam a um SPA e perguntam: “Vocês trabalham com Reiki?”. Querem a sua aplicação, alguns desconhecem, nunca ­receberam uma aplicação, mas ouviram comentar que é ótimo, faz muito bem. Passam para a cabine e, por vezes, dizem na saída: “É foi bom, mas... é só isso?”. Na verdade, o trabalho da energia reikiana é muito sutil, e nem sempre é percebido em seus efeitos de forma imediata. É um equilíbrio energético de forma integral, mas sutil. Por este motivo, em muitos SPAs, as terapias de Reiki são adicionadas as técnicas de massagens, ou outras terapias, potencializando os efeitos.

Na verdade, o Reiki atua de forma global, mesmo quando se aplica em uma parte do corpo. Como somos apenas um canal de energia, um instrumento, por onde a energia que flui direto da “Fonte” é que vai ser direcionada para todos os pontos do corpo físico, mental e espiritual, aumentando as defesas, levando a um equilíbrio e harmonia do todo. Pois a energia do Reiki provém de uma “Fonte” ilimitada e inesgotável de amor, compaixão e sabedorias divinas. Acredito que não existem limites aos benefícios que se pode receber pelo Reiki.

É importante a qualidade vibratória do ambiente, e por isso os ­mestres reikianos orientam para que seja feita sempre uma limpeza energética e mesmo organização e higienização física, do local onde será aplicado, auxi­liando na eliminação das energias negativas e crostas vibracionais densas que ali estejam acumuladas. Sempre é pedido aos Mestres Ascensionados seres de luz, guias de Reiki (Dr. Usui, Dr. Hayashi e a Sra. Takata) que abençoem e ajudem no trabalho de aplicação de um “Reiki”. Usar ­essências aromáticas, incensos, flores naturais, música suave como a New Age, auxiliam a elevar a energia vibratória.

A sessão de Reiki inicia-se por uma meditação (por parte do terapeuta) para acalmar a mente, e pode ser proferida uma oração. Após isso, com a mão dominante, desenhar em luz o símbolo de poder do Reiki. E iniciar a imposição de mãos, em determinadas partes do corpo, sempre conscientes que aplicar Reiki é uma experiência espiritual, e é apropriado aplicá-lo com reverência e respeito, com a mente em silêncio, centrada no “Ser”, pois somente assim o fluxo de energia se intensifica e flui pelos canais de luz.

Quem aplica Reiki, ou mesmo quem recebe, pode muitas vezes perceber sensações de calor, relaxamento, formigamento, vibrações, pulsações, ondas de energia passando através do corpo. Pode-se também perceber partículas de luz branca ou dourada e, quiçá, outras cores e outras energias fluindo. Todas estas vivências são muito prazerosas e saneadoras, abrindo os canais para que flua a energia dessa terapia, em que mentalizações e invocações, neste momento, também são atendidas ou potencializadas.

Todo terapeuta reikiano passa por iniciações em que recebe os ­símbolos de Reiki e toda a técnica e energia de iniciação, para poder sintonizar-se e tornar-se um canal de doação e cura, onde os canais e polaridades são de equilíbrio entre o positivo e o negativo. Todos os seres humanos funcionam com o equilíbrio dos dois canais de energia vital, o positivo (Yang) e o negativo (Yin), que são utilizadas nas terapias de imposição de mãos, como Reiki, radiestesia, magnetoterapia e aplicação de energias sutis e bioenergia.

Ao citar as terapias com imposição de mãos, temos que mencionar a doutora Bárbara Ann Brennan, cientista física da NASA e psicoterapeuta (tendo a coragem de mudar seu rumo e sua vida), que se dedica aos estudos da energia humana. Bárbara Ann desenvolveu técnicas e terapias bioenergéticas de harmonização e de cura, em seu livro Mãos de Luz (um guia para a cura através do campo de energia humana), onde ensina a interpretar a clarividência de auras, através da forma, cores e tamanho que se apresentam, com uma leitura interpretativa, baseados em vários trabalhos de comprovação científica, muito utilizados e aceitos pela comunidade médica. Recomendo a todos os terapeutas de SPAs e clinicas que desejarem se aprofundar nesta maravilhosa técnica de terapias com imposição das mãos, que leia, estude e busque cursos de treinamento e desenvolvimento dos sentidos e percepções nesta área. Transcreveremos um trecho do livro de Bárbara, sobre quelação, para que tenham uma breve visão da profundidade e da facilidade com que ela transita do mundo físico para o extrafísico:

“O termo quelar, que deriva da palavra grega chele ou ‘garra’, significa agarrar. A reverenda Rosalyn Bruyere, que criou e desenvolveu essa técnica, empregou a palavra para significar simplesmente a limpeza do campo do paciente pela retirada do entulho áurico. A quelação também enche a aura de energia, como quando enchemos um balão, e geralmente a equilibra. Isso se faz introduzindo energia no corpo aos poucos, a começar pelos pés. O melhor é introduzir a energia da maneira mais natural, criando equilíbrio e saúde em todo o sistema. A energia, portanto, se introduz no corpo a partir dos pés, porque é normalmente extraída da terra através do primeiro chakra e dos dois chakras da planta dos pés. As energias da terra são sempre necessárias para curar o corpo físico, porque pertencem às vibrações físicas inferiores. Por conseguinte, você estará derramando energia num sistema esvaziado da maneira mais natural possível. Assim sendo, o corpo de energia absorve a energia e a transporta para onde é necessária. Por outro lado, se você começa na área lesada, o corpo de energia poderá perfeitamente carregá-la para outro local, antes que ela realmente comece a alimentar a área de entrada. E como este não é um fluxo natural, é menos eficiente.” (www.barbarabrennan.com)

Hoje as pessoas estão mais abertas a estas terapias e aceitam bem, quando se solicita que, para tratar estes aspectos comentados, sejam trabalhados também psicologicamente, retirando, eliminando antigos padrões de conduta, hábitos nocivos com atitudes e bloqueios emocionais, indo aos poucos reprogramando a mente com paciência e disciplina, em direção a objetivos mais positivos, com metas firmes e seguindo em frente com paz, alegria e tranquilidade.

Qualquer terapia com mãos, seja através do toque físico, seja por imposição com visualização e/ou mesmo canalização de energias, é muito importante à integridade e à limpeza energética do terapeuta. Ele deve ser uma pessoa calma, equilibrada, centrada, com bons e saudáveis propósitos e postura de vida, e estar capacitado, com cursos, treinamento e desenvolvimento de sensibilidade extrassensorial, para de fato auxiliar e obter bons resultados na terapia que se propõe.

Estamos já no terceiro milênio, entrando em uma Nova Era, onde as mentes estão mais abertas a estas mudanças de ações e terapias mais fluídicas, e a bioenergia vem se impondo nas terapias de SPAs, com trabalhos terapêuticos em cabine, reduzindo ou eliminando as emoções negativas e, consequentemente, equilibrando o corpo físico, mental e espiritual.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page