Massagem em SPA's - Massagem que ativa a memória


A terapia Esalen, segundo pesquisadores, tem suas manobras básicas de massagem semelhantes à sueca, ou, melhor, foi desenvolvida a partir dos fundamentos da tradicional massagem sueca. A terapia sueca atua sobre o Sistema Nervoso e o Sistema Circulatório de Retorno (venoso e linfático), desintoxicando os músculos pelo retorno do sangue venoso. Segundo a terapia de Esalen, se a técnica for aplicada de forma lenta e superficial, a massagem tem efeitos analgésicos, e, além de aliviar dores e tensão muscular, atua sobre o sistema somatoemocional, enquanto, sendo feita de maneira lenta e profunda, elimina toxinas dos músculos, uma vez que age na circulação venenosa, levando a um relaxamento profundo e eliminando tensões e traumas psicológicos

A terapia de Esalen estimula, através de toques e massagens, os pontos do corpo que revelam os traumas do passado, ativando a memória emocional, trazendo à tona traumas somatizados – esta é a proposta da massagem de Esalen. A técnica surgiu na década de 60, no Instituto de Esalen, na Califórnia, sendo considerado uma das maiores instituições de pesquisa científica voltada às terapias corporais e mentais do mundo. Esta técnica consiste em, através das mãos do terapeuta, ativar pontos do corpo que estão tensos devido a algum trauma vivenciado em outras épocas. Em alguns casos, durante a massagem, o trauma retorna à consciência, em outros, a pessoa chora sem saber o porquê. É o efeito “psicossomático” dos toques, que, embora pareça desconfortável no começo da aplicação desta técnica, no final a pessoa se sente aliviada após liberar o trauma. Esta é uma técnica muito procurada em SPAs por pessoas que estão tristes, deprimidas, sem terem consciência das razões, sem um motivo definido. Mas ativar a memória emocional não é o único efeito da terapia, pois é através de movimentos lentos, amorosos e firmes, variando de suaves a profundos, que a massagem vai aliviando a dor e a tensão muscular, melhorando a circulação sanguínea e promovendo maior flexibilidade das juntas e articulações contraídas pela tensão, controlando a fadiga mental e física, corrigindo a postura de tristeza e dor, relaxando profundamente.

Muitas vezes podemos ter dificuldade para entender o motivo de uma depressão ou de uma mania, ou de estarmos ansiosos ou angustiados e até mesmo porque fomos acometidos por certas doenças. Essas patologias podem se manifestar muitas vezes como uma artrite, artrose, enxaqueca, depressão, insônia, lombalgia, ciatalgia e muitas outras, em que cada uma delas tem uma origem específica no passado, e o seu significado torna-se importante para que se possa fazer a sua leitura e, posteriormente, ao ser compreendido, o problema ser trabalhado e minimizado. Esta técnica requer, por parte do terapeuta, uma preparação na área psicoterápica, para dar o suporte correto e adequado que a pessoa venha a necessitar durante e após a massagem.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square