top of page

Tabela das cores e sua aplicação terapêutica - VERMELHO



A cor vermelha, pela sua frequência vibracional, tem uma ação ativadora da circulação e do sistema nervoso, ajuda na liberação de adrenalina e combate os sintomas de frio, como tremores e calafrios. Indicada nos casos de depressão e cansaço, por ser uma cor revigorante e energética. Também muito usada como coadjuvante em casos de anemia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado e bronquite. A cor vermelha é contraindicada para pessoas coléricas, com temperamento irritadiço, ­febre e hipertensão.

Os tipos mais conhecidos de vermelho são: ­vermelho-claro, vermelho-chama, vermelho-carne, vermelho-carmim, vermelho-bordeaux, vermelho-aurora, vermelho-cereja, ­vermelho-coral, vermelho-escarlate, vermelho-fluorescente, vermelho-framboesa, vermelho-gerânio, vermelho-grená, vermelho-lábios, vermelho-jaspe, vermelho-púrpura, castanho-avermelhado, e ainda alguns derivados dos tons de vermelho, como fúcsia, magenta, ocre, pink, salmão e terracota. Em muitas línguas, a palavra que significa “colorido” é a mesma que designa “vermelho”, como, por exemplo, no espanhol: colorado. Para os esquimós, sangue quer dizer vermelho. O fogo e o sangue são dois elementos ligados ao vermelho em várias culturas no mundo. Mas é preciso lembrar que a psicologia das cores afirma que os efeitos das cores não são congênitos, assim como a linguagem também não é. Nós aprendemos, desde pequenos, símbolos e significados que vão sendo interiorizados, dando a impressão de serem inatos.

Dois sentimentos antagônicos são muitas vezes identificados com a cor vermelha: amor e ódio. Vermelho de paixão, corações vermelhos para sinalizar amor. Ao mesmo tempo, ficamos vermelhos de raiva, enxergamos tudo vermelho quando estamos com ódio. Por outro lado, em muitos países, o vermelho simboliza a cor da felicidade. Na China, por exemplo, os restaurantes, onde as pessoas têm o hábito de festejar acontecimentos felizes, na sua maioria são pintados com muito vermelho. Como é considerada a cor da alegria, as crianças vestem roupas vermelhas frequentemente, as mulheres chinesas casam vestidas com essa cor, assim como as indianas, uma vez que o vermelho é a cor sagrada de Lakshmi, deusa indiana da beleza e da riqueza.

Na Idade Média, os bebês, ao nascerem, eram vestidos com cores claras, mas, logo após o nascimento, recebiam uma toquinha vermelha, para se protegerem do mau-olhado. Lembram-se da história da Chapeuzinho Vermelho? Dizem os historiadores de contos de fadas que esse chapéu vermelho era usado para proteger a menina do Lobo Mau. Também o uso de longos mantos vermelho-escarlate, cobrindo o corpo, era sinal de poder e aristocracia, em muitos países da Europa na Idade Média, pois somente os nobres e ricos podiam usar essa cor.

Existem algumas ligações entre o uso da cor vermelha e o aumento da sexualidade; por exemplo, uma tênue luz vermelha no ambiente cria uma atmosfera sedutora e sensual. No passado, as mães costumavam advertir as filhas a não usarem a cor vermelha, pois ela era – e ainda é, em alguns locais – considerada a cor típica das meretrizes.

O vermelho também é o símbolo das correções; todos os estudantes sabem que uma nota vermelha é um alerta negativo. Quando uma empresa faz cortes no orçamento, demitindo empregados, costuma-se dizer: O lápis vermelho fez mais uma vítima. Estamos operando no vermelho, isto é, estamos trabalhando com prejuízo. Ou seja, as marcações vermelhas soam como sinais de alerta.

A adoção do vermelho por empresas e em propagandas denota dinamismo, poder, coragem, energia e vitalidade, como alguns rótulos da Coca-Cola, do cigarro Marlboro e os uniformes de alguns jogadores de esportes mais radicais e lutadores de boxe. Enfim, quando se quer passar uma imagem de força, coragem e poder, essa é a cor preferida e mais adotada.


TRECHO RETIRADO DO LIVRO DE LÍGIA POSSER: CROMOFLUIDOTERAPIA - TOQUES QUÂNTICOS ATRAVÉS DAS LUZES E CORES


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page