top of page

Tendências de SPA's por classificação temática: SPA's em Hotéis e Pousadas


Pode até parecer redundância, um item somente para hotéis e pousadas, mas assim como encerramos o capítulo anterior referindo-nos aos serviços de SPAS, como indispensáveis, e que hoje, pode-se afirmar, que não existe um navio de cruzeiro, que não tenha em sua programação os serviços de um SPA, é praticamente inconcebível, aliás, desconhecemos no momento, algum navio com este tipo de itinerário e rotas turísticas sem os serviços de SPA incluídos nos seus leques de atividades.


O mesmo, acreditamos que, num breve espaço de tempo, estaremos afirmando o sobre as redes de hotéis e pousadas, com um bom nível de frequência e turismo, que realmente justifique e exija, em seus espaços os serviços de um SPA. Hotéis ou pousadas oferecendo os serviços de salão de beleza, cabelos, manicure, pedicure, depilação, massagens relaxantes e reenergizantes, espaços de fitness e terapias com água, desde hidroginástica a banheiras jaccuzzi, entre outras. Dependendo do público e atividades que possam vir a oferecer, permitindo que sejam incorporadas ao nome do estabelecimento o selo de um Hotel /SPAS ou Pousadas/SPA, e assim por diante.


SPAS em Hotéis é uma forma de apresentar um diferencial em seus sistemas de hotelarias, levando em consideração o tipo de público, de hóspedes que os freqüentam. Desta forma, montando programas e protocolos de serviços personalizados, com terapias breves, (para poucos dias de hospedagem), mas mesmo assim, voltadas para técnicas de massagens, e outros procedimentos, focadas no equilíbrio do corpo (saúde e beleza) mente (estresse e tensões) e espírito, (o caminho do coração), considerando as necessidades, as expectativas e escolhas, como mais um serviço na busca da satisfação do hóspede.


Como iniciar, organizar, reativar e repaginar um SPA em hotéis e pousadas que ainda não tenham estes procedimentos, otimizando estes serviços, adaptando-os e agregando valores as ofertas e formas de bem receber? E, também cuidar dos já existentes, organizando os seus espaços para acolher estes serviços de forma sofisticada e econômica, como um plus em seu menu de ofertas e programações?


Neste momento, é muito importante estabelecer e definir a forma de vínculo do SPA com o hotel ou pousada. E se ele funcionará como uma extensão de seus serviços vinculados ao estabelecimento, ou totalmente a parte de forma terceirizada, no que tange a elaboração de contratos próprios e especiais, de acordo com os serviços e espaços utilizados; e, ainda, o uso de luz, água, telefone, e outros serviços. Existe ainda uma outra forma muito utilizada neste setor, onde o hotel ou pousada oferece os serviços, espaços e material, necessários para os procedimentos, mas que somente os serviços do profissional ou terapeuta são terceirizados, recebendo geralmente uma porcentagem sobre os valores cobrados. A terceirização dos serviços de SPAS na rede hoteleira é uma nova tendência que só dará certo se o sistema de relacionamento Hotel/Spa for de verdadeira parceria e auxílio mútuo com o profissional, em uma estrada com duas mãos, com grande dose de comunicação, confiança e informação de todos os seus serviços.


Gostaríamos de enfatizar sobre a importância de, antes de iniciar um SPA, que deve-se fazer uma avaliação das necessidades, da demanda, com um estudo e avaliação dos espaços que seriam destinados para o SPA. Observando a organização e ambientação das salas, à partir de uma prévia definição da personalidade, do tema, da filosofia, do nome, que será dado a este SPA e seus serviços dentro do Hotel. Não pode haver improvisos, é preciso planejamento e estudos, pois já, ao iniciar o seu funcionamento, o SPA deverá ter bem claro o seu perfil, uma vez que ele já passará a ter uma avaliação por parte do cliente que, posteriormente, poderá passar uma imagem positiva ou negativa sobre os serviços, ambientes e sobre a qualidade do atendimento desde o começo.


Existem Hotéis/SPA que por sua personalidade e reservas naturais do entorno, que são inseridas tanto no seu nome quanto em uma criação de linhas de cosméticos, como por exemplo: Hotéis localizados em regiões com grandes vinhedos, além de explorar o nome, podem desenvolver uma linha de cosméticos, ricos em oligoelementos, resveratrol, e outros ativos deste vegetal. Linhas de produtos que tem em suas características fatores rejuvenescedores, regeneradores, emolientes, esfoliantes e hidratantes. Estes e muitos outros predicados propiciam privilégios a estes espaços, pois podem ainda com muita elegância e estilo facilmente agregar, também, toda uma linha gourmet, com castas de uvas especiais, vinhos e licores, acompanhando toda uma culinária típica e atraente. Esse diferencial pode ser bem explorado pelos profissionais de marketing e agências de turismo, unindo o requinte de cosméticos de última geração a uma gastronomia, com boa mesa e direito à degustação, aliadas às terapias, lazer com passeios usufruindo das belezas e elementos de cunho cultural e histórico, que podem ser agregados.


Como consultores de SPAS temos sido convidados por donos de hotéis e pousadas para conhecermos seus espaços e dar algumas sugestões. Ou mesmo, ainda, realizar as pesquisas e estudos de um projeto para melhor aproveitamento dos espaços e do lugar onde se localizam. Algumas das questões que surgem inicialmente são onde se localiza o Hotel/pousada, e qual o seu tipo de vegetação dominante; quais as riquezas minerais ou naturais de entorno, como, por exemplo, grutas, vulcões, deserto, montanhas, matas nativas. Ou ainda qual a tradição cultural ou histórica mais marcante do local. Isto parece ser tudo, mas, na verdade, é só o início de toda uma trajetória de busca, de pesquisas e do desenvolvimento de idéias. Buscando a personalidade ou linhas temáticas ideais para o empreendimento, a identificação de um nome atraente, a possibilidade da criação de uma linha de cosméticos personalizados, o desenvolvimento de um projeto de marketing para que o SPA seja um sucesso.


Como um valor importante agregado o que mais o hotel ou pousada pode ter em sua oferta de programas e pacotes? O que mais pode ser desenvolvido para aumentar o fluxo, nos momentos ditos “baixa temporada”; e, quais os maiores atrativos que justifiquem trabalhar com o máximo de lotação a “alta temporada”? Será que estes atrativos, bem trabalhados e adaptados, poderiam continuar a ser motivo de busca e retorno, nos momentos de redução de procura pelos hóspedes? Consideramos sim, uma nova tendência a busca e desenvolvimento de SPAS com a personalidade do local ou com uma forma temática, que seja uma estratégia de marketing agregando valores ao estabelecimento.


É possível, no início de um projeto de um SPA, o aproveitamento de um apartamento já existente do hotel ou pousada para a adaptação de serviços de SPA: um quarto pode ser transformado em cabine de terapia, um banheiro em um vestiário, e a sala de entrada como um espaço para recepção e para preparação do hóspede. Já encontramos, ao visitar hotéis, espaços desativados, sem uso ou mal aproveitados, mas que poderiam ser excelentes espaços para se desenvolver um SPA. Um exemplo é um bar para happy-hour desativado, sendo usado com depósito, com linda vista para um vale com mata nativa, ou mesmo uma lavanderia não mais utilizada, pois estes serviços são agora terceirizados, cujas paredes quando abertas descortinam para uma praia lindíssima, com areias muito brancas e coqueiros, tudo muito romântico, com pura energia e privacidade.


Muitas vezes os donos destes hotéis ou pousadas possuem espaços paradisíacos a sua disposição, onde se tropeça, a cada passo, em plantas nativas medicinais de primeira qualidade. Em “ativos” que muitas vezes os proprietários do estabelecimento ignoram, confundido as vezes “inso” com camomila, que de sua essência se retira o Azuleno, nome de muitos cosméticos de grife internacional. Isto exemplifica, que muitas vezes os empresários ignoram o potencial que tem em suas mãos para transformar o seu empreendimento em um espaço de sucesso e com muitos atrativos. Exemplos como estes existem muitos. Basta um olhar experiente para visualizar as belezas de entorno, para perceber os sons da natureza, ter um paladar apurado para saborear as delícias que cada região oferece e o olfato livre de poluição, interagindo com a natureza, em cada espaço e local que nos encontremos, para nos depararmos com um local com grande potencial para um SPA de sucesso.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page